De acordo com Michael Porter, professor da Harvard Business School e um dos mais influentes especialistas em competitividade estratégica do mundo, estratégia pode ser definida como o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma única e valiosa posição estratégica em uma determinada indústria para enfrentar com sucesso as forças competitivas, de modo a maximizar o retorno sobre o investimento.

No contexto empresarial, o planejamento é um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a uma organização atingir seus objetivos, ou “a combinação dos objetivos que uma empresa persegue e os meios para atingi-los”, segundo Porter.

Existem diferentes metodologias que podem auxiliá-lo no processo de formulação da estratégia. Entretanto, os pontos a seguir resumem a lógica central que deve ser seguida:

1. DEFINA O SEU OBJETIVO

O ponto de partida será definir a missão, visão e valores da empresa. Defina qual o propósito e onde pretende que sua empresa chegue.

2. FAÇA UM DIAGNÓSTICO DO MERCADO

O próximo passo será identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo. Conte com o portal de dados e indicadores  B.I. Saúde Brasil para mapear seu segmento de atuação neste vasto setor de saúde brasileiro.

3. DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES E FRACOS

Realize o diagnóstico interno de sua empresa. Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a essa concorrência.

4. CONSTRUA UM PLANO DE AÇÃO

Após ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua empresa está inserida, será possível definir as metas e os objetivos estratégicos, e um plano de ação para alcançá-los. Lembre-se de desenhar objetivos “SMART” e identificar os KPI’s para mensurar se seus objetivos estão sendo atingidos.

5. MONITORE CADA PASSO

Não se esqueça de acompanhar a implementação para avaliar se é necessário rever a estratégia. Avalie a eficácia por meio das métricas e indicadores de desempenho já definidos.

Na Exceed Americas, somos comprometidos em municiar gestores com informações necessárias para tomar decisões de negócios de maneira estratégica. Por meio de um software de Business Intelligence, o B.I. Saúde Brasil possui diversos dashboards online e interativos, com gráficos, mapas, indicadores e informações qualificadas sobre a infraestrutura de saúde e produção hospitalar e ambulatorial até o escopo de um estabelecimento de saúde. O nosso portal oferece o acesso a estes painéis interativos, além de relatórios com dados de alta granularidade, desenhados para embasar estratégias e ações dentro do setor.

“Na era da inteligência, não só utilizamos dados e análises para nos diferenciarmos competitivamente, mas também nos comprometemos a ajudar a transforma-los em ações revolucionárias para a melhoria da assistência à saúde no Brasil”, pontua a gerente de marketing, Natasha Loukas. Segundo ela, ao preparar dados, mesclar informações e elaborar painéis personalizados e interativos, a Exceed permite que gestores, empresas e a sociedade tenham informações claras sobre a distribuição, o desempenho, o financiamento e as prioridades da saúde no Brasil.

Saiba mais sobre a plataforma B.I. Saúde Brasil em https://bisaudebrasil.com/